terça-feira, 19 de abril de 2011

Cristo:Autor e Sustentador da Criação

O pecado alterou as relações do homem com Deus(Gn 3.10,11),com o proximo(Gn 3.16) e com a natureza(Gn 3.17,18).Ele teve uma dimensão cósmica:o bom mundo de Deus(Gn1.31)foi desordenado(Rm 8.19-22).O mundo em que vivemos não é o mundo ideal de Deus.Não plantamos urtigas nem ervas daninhas.Elas surgem.O trigo não brota espontaneamente e tem que ser cuidado.A natureza nos é benéfica,mas também hostil.Ela nos da água e alimento,mas também terremotos,secas,furacões.Ela não é sábia,como diz a ecolatria moderna da nova era.É uma força cega e irracional.Viemos dela(Gn 2.7),mas ela nos é hostil(Gn 3.18) e nós lhe somos hostis.A ideia em Efésios e Colossenses é que Deus está refazendo o mundo,incluindo aí a nossa relação uns com outros e com a natureza.Efésios é considerada como "a rainha das epístolas"e onde o gênio de Paulo mais brilha.Colossenses é considerada sua irmã gêmea.Nestas duas cartas,a cristologia(o ensino sobre Cristo)muda de funcional(como Cristo funciona para a igreja)para ontológica(Cristo como o Ser,o Absoluto,o Auto e Sempre Existente,a Razão das Coisas).O Cristo de Efésios está assentado nas regiões celeste(Ef 1.3).Ele é Senhor deste século e do século que há de vir(Ef 1 .21)."Seculo" é o grego aéon,que significa mais que cem anos.Significa uma ordem,um tempo,uma idade,uma era.Cristo é Senhor desta era e da era que há de vir.Tudo foi feito por ele e para ele(Cl1.16,17).Todas as coisas hão de convergir para ele(Ef 1.10).A expressão"todas as coisas"merece especial atenção.O grego é ta panta,neutro(não é masculino nem feminino,não é gente;é coisa).Refere-se ao mundo material.Ele está desintegrado.A queda o afetou.E Jesus veio reordena-lo.Sua obra inclui recolocar o mundo material em ordem.
Cristo está assentado nas regiões celeste,e para ele tudo converge e nele tudo terminará(Ef 1.10).Ele é o Autor e Sustentador da Criação,mas é também seu propósito.A criação foi feita por ele e para ele,e voltará para ele.Sua obra inclui a reconciliação de "todas as coisas"na terra e no céu(Cl 1.20).Ele não é apenas o Salvador pessoal de individuos,mas o Senhor cósmico de todas as coisas.Podemos confiar num Salvador que tem poder sobre o tempo,as pessoas e todo o universo.Como diz um de nossos cânticos:" Quão formoso és,Rei do universo,tua glória enche a terra e enche os céus...".O Filho é o Rei do universo.

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